Caso MedPor
Questão 2
Conforme consta no texto do caso, foi registado pelos consultores, a empresa tem uma cultura alicerçada no estímulo dado pelos gestores para que as pessoas se disponibilizem a partilhar experiências e conhecimento, contudo o departamento de TI e SI funciona mal, não consubstanciando a linha de gestão da empresa através da criação de redes globais de partilha de conhecimento ou criação de redes funcionais de conhecimento.
O departamento de TI e SI não está a saber gerir de forma eficaz os dados da informação proveniente das reuniões onde são elaborados registos de conclusões inerentes aos projectos da organização, bem como ao conhecimento partilhado pelos colaboradores.
Cabe aos serviços/departamentos de informática dar ideias que auxiliem a partilha e integração do conhecimento, desenvolvendo para isso sistemas informáticos para o efeito.
A utilização da tecnologia pode dar valor acrescentado, uma vez que aumenta o alcance e melhora a velocidade e qualidade do desenvolvimento de Conhecimento, podendo a Gestão do Conhecimento espalhar-se mais facilmente pelo sistema organizativo da Empresa.
As tecnologias de informação podem permitir uma vantagem competitiva se de forma inteligente forem utilizadas na condução da organização.
A tecnologia permite que a empresa tenha à sua disposição um conjunto de ferramentas úteis para a gestão do conhecimento, tais como:
Ferramentas baseadas na Internet – facilitam a comunicação interna e “comunicação do conhecimento” – estas ferramentas são muito úteis no processo de conversão do conhecimento Combinação.
Groupware que disponibiliza uma plataforma para a criação de aplicações de colaboração, facilita a partilha de colaboração e trabalho em conjunto de projectos – é útil para a conversão do conhecimento Externalização.
Workflow – que consiste num sistema informatizado que oferece suporte para processos padronizados de negócio – também facilita o processo de conversão do conhecimento