Caso Mattel
1. What are the characteristics of the toy industry and how do they affect toy making?
A indústria de brinquedos possuía em 2007 um mercado estimado em 71 bilhões de dólares, com cerca de 880 competitivas, No entanto, aquelas empresas que eram líderes do mercado poderiam ser resumidas em apenas 7 grandes empresas, e entre elas, a número 1 era a Mattel.
O mercado de brinquedos é distinto dos demais, pois apresenta uma demanda sazonal, na qual as vendas acontecem na maior parte, nos últimos bimestres do ano, por exemplo, na época do natal. Além disso, essa indústria apresenta uma demanda por novos produtos muito incerta que é difícil de prever.
O mercado americano era o maior do mundo, entretanto com um mercado estagnado, diferentemente de países como a Índia e a China. Estes últimos dois países apresentavam um crescimento de até 25% devido a ascensão das classes mais baixas.
Com o passar do tempo, as empresas de brinquedo norte americanas passaram a focar seus esforços em gerar operações em atividades de alto valor agregado e competitivo como design do produto, marketing e Pesquisa e Desenvolvimento, terceirizando a produção em outros países, principalmente para a China. A China, assim, era responsável por 86% dos brinquedos importados, já que os outros países não conseguiam apresentar-se de forma competitiva em relações aos preços praticados por este país.
Não obstante, esse país apresentava falta de uma especialização técnica e humana, fator que resultou diversos escândalos envolvendo contaminação de pessoas por produtos advindos da China. Este cenário, fez com que os consumidores enxergassem os produtos chineses com olhares mais críticos, com desconfiança.
Os produtos advindos da China sofreram recalls, e a maioria deles foi devido ao excesso de chumbo contido nos brinquedos e imãs magnéticos soltos, que são perigosos para as crianças.
2. What challenges do toy companies