Caso Maison K
Multimarcas como estratégia de crescimento.
MAISON K.A.
Multimarcas como estratégia de crescimento.
Preparado pelos Alunos Victor Farias, Raul Jorge e Rafael Larocca do 8 semestre do curso de Administracao da UniChristus em 2014.2.
Recomendado para as disciplinas de Estratégia empresarial e Estudo de Casos.
Este caso foi escrito inteiramente a partir de informações cedidas pela empresa mencionada nas referencias. Não é intenção do(s) autor(es) avaliar ou julgar o movimento estratégico da empresa em questão. Este texto é destinado exclusivamente ao estudo e discussão acadêmica, sendo vedada a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. A violação aos direitos autorais sujeitará o infrator às penalidades da lei. Direitos Reservados UniChristus.
Novembro 2014
RESUMO
O caso da empresa Maison K.A. contempla uma situação real de uma organização que tinha um core competence orientado para a comercialização de uma das mais expressivas marcas mundiais [Vitor Hugo] e, que diante do ambiente de negócios dinâmico imposto pela busca de competitividade, transformou a sua plataforma de vendas para alcançar maior demanda mediante estratégia de crescimento, deixando para trás a ideia inicial de franquia exclusiva de marca orientada pela estratégia de margem nas vendas. A situação é desafiadora e instiga a tomada de decisão proativa, mas carregada de riscos. A decisão e análise são pontos evidentes no caso.
PALAVRAS-CHAVE
Franquia, multimarcas, estratégia de crescimento.
SUMÁRIO
De franquia a multimarcas...............................................................................
5
À Maison K.A....................................................................................................
5
O mercado das grandes marcas num ambiente globalizado...........................
6
A situação atual da empresa............................................................................
6
Questões para