CASO COSMOS 0
COSMOS 954 ea reivindicação CANADENSE
Eilene GALLOWAY *
INTRODUÇÃO
Em 24 de janeiro de 1978, o satélite soviético, Cosmos 954, caiu do exterior espaço e entrou no espaço aéreo do Canadá. Os componentes do presente satélite movido a energia nuclear se desintegrou e espalhou detritos radioactivos sobre noroeste do Canadá em uma área do tamanho da Áustria. O medo de uma explosão nuclear e perigos desconhecidos para o ambiente evocava alarme em todo o mundo. este incidente pôs em marcha uma série de estudos analisando um dos mais exclusivo problemas multidisciplinares criadas pela utilização e exploração do espaço.
Estes estudos contínuos de energia nuclear para satélites levarão a decisões de importância global. Há uma oportunidade de contribuir para as avaliações que estão em andamento e são susceptíveis de se tornar a base para as decisões em o futuro.
Em primeiro lugar, os elementos desta situação multifacetada deve ser identificado antes de os padrões de interacção pode ser determinado e formar a base para conclusões susceptíveis de provocar consequências benéficas. As categorias gerais de conhecimento necessário para lidar com os satélites a energia nuclear são: ciência e tecnologia, economia, programas espaciais nacionais, espacial internacional atividades, nacionais e do direito internacional, o papel das Nações Unidas, a relação entre o governo ea indústria, a relação de militares e civis programas espaciais e de segurança nacional.
Em segundo lugar, respostas científicas e tecnológicas devem ser buscadas antes da elaboração de regulamentos legais. Se houver uma solução tecnológica, pode não ser um problema legal, ou, pelo menos, a lei têm uma forma diferente.
Mesmo uma mente atento e analítico pode vir a uma conclusão errada se os fatos científicos e tecnológicos das atividades espaciais não são tidos em conta; e em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que para o uso da energia nuclear como uma fonte de