Caso concreto
O primeiro amigo julgou correta a sentença pelo aspecto do Normativismo Jurídico, que considera a imperiosidade do ordenamento.
O segundo amigo julgou improcedente pelo aspecto do Socialismo Jurídico questionando a eficácia de uma lei que é cumprida de modo esporadico.
O terceiro amigo julgou improcedente segundo uma visão Moralista jurídica. O aspecto axiológico social não estaria sendo atendido pela norma.
Caso Concreto 2 Recentemente o mundo foi surpreendido pela notícia de uma mãe francesa que, após anos cuidando de seu filho, que havia ficado tetraplégico, mudo e cego, após um acidente automobilístico, praticou a eutanásia, provocando-lhe, por consequência, a morte.
Marie Humbert, mãe de Vincent Humbert, será julgada pelo Poder Judiciário da França, cuja legislação proíbe a prática da eutanásia, podendo vir a ser condenada por tal conduta.
O Caso Vincent Humbert, além de reacender o debate em torno da eutanásia, coloca em choque os direitos fundamentais à vida e à dignidade, desafiando o jurista na busca da solução mais justa.
Pergunta-se: