Caso concreto
O aluno deverá assistir ao filme “Desmundo”, que é ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores, com a finalidade de minimizar o nascimento de filhos com índias. Também propõe-se que se assista a dois breves vídeos apresentados pelo historiador Boris Fausto, disponíveis na internet, nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.youtube.com/watch?v=kjp0Pd_GxmQ http://www.youtube.com/watchv=s1yk9k0XoOE&feature=related
R: A narração do filme Desmundo é que uma jovem portuguesa, órfã junto com outras, mandada para a América Portuguesa colonial do século XVI, com o objetivo de se casarem com os colonos. As órfãs são levadas para um lugar onde são oferecidos os seus pretendentes por uma intermediaria. A jovem Oribela sentindo-se incomodada com a aquela situação, quando se deparou com seu pretendente ficou desesperada e cuspiu em seu rosto, assim, conseguiu a desistência dele.
Em 1552, o padre Manoel da Nóbrega solicita ao rei de Portugal que envie a América colonial portuguesa órfãs de boa cepa, na falta destas, mulheres brancas, para que os homens casem e vivam em serviço de Nosso Senhor.
Oribela não consegue fugir e aparece-lhe um pretendente que a desposa, quando seu marido Francisco de Albuquerque, vai consumar o casamento através da união sexual, ela lhe pede tolerância para que assim se desenvolvessem um afeto.
Mais uma vez Oribela tenta fugir após ser estrupada pelo marido que não aguentou a situação de esperar o que lhe tinha pedido, fugindo pelo mato depara-se com o mar e lá encontra homens que pede ajuda para volta para Portugal. Seu marido percebe sua ausência e sai a procurá-la encontrando-a viu que a mesma estava preste a ser estrupada por aqueles homens, que são mortos por ele.
Oribela sendo correspondida pelo Ximeno, com sua ajuda ela foge mantendo-se escondida em sua propriedade. Seu marido descobrindo que sua esposa estava lá, assim Francisco mata