Caso concreto
O filme Desmundo relata a história ocorrida em 1570, em que portugueses vinham para o Brasil e com eles traziam meninas de diferentes idades, órfãs e brancas, por ordem do rei e a pedido de padres da colônia. Elas eram oferecidas para alguns colonos em troca de dotes.
Entre elas, havia uma menina cujo nome era Oribela, uma menina religiosa que ao se deparar com aquela situação sentiu nojo daqueles homens e ao ver seu primeiro “futuro marido”, cuspiu em seu rosto, e teve que arcar com as consequências. Então, foi oferecida para outro homem com o nome de Francisco de Albuquerque que foi levada a força.
Nessa época, essas jovens viviam em opressão, eram tratadas como um nada. Não tinham direito a nada, eram subordinadas aos maridos, sem opção de escolha, eram reconhecidas só como um objeto para procriação. Isso era feito para diminuir o nascimento dos filhos com as índias brasileiras para evitar a miscigenação.
A jovem que era presa pelo marido, tentou fugir diversas vezes, mas não conseguiu, Francisco tinha um grande poder sobre aquele lugar, e tinha homens por toda parte. Ela vivia sobre pressão para manter relações sexuais com ele, mas pedia para que ele a entende-se, tivesse paciência. Ele um dia, já sem paciência queria ter a mulher que ele se casou, então a agrediu e forçou que ela se deitasse com ele.
Com o filme pude ver a história da colonização de forma clara e objetiva, uma triste realidade pra as mulheres e para os índios na época, que viviam oprimidos e escravizados, perdendo sua cultura própria e dominados em nome de um cristianismo opressor que visava apenas os interesses