caso concreto
Existe várias conceito para o Direito:
Direito é o conjunto de regras sociais obrigatória imposta pelo estado coercitivamente, com a finalidade de alcançar os idéias de justiça.
O direito é polissêmico tem vários significados.
E constituído por normas elaboradas pela sociedade ou pelo estado.
Entre outras definições: Faculdade, expressão do justo, ciência, fato social, tributo, reto, certo, correto e oposto a esquerda.
QUESTÃO OBJETIVA
E
Um breve histórico da psicologia jurídica no Brasil e seus campos de atuação
A brief history of forensic psychology in Brazil and its fields of application
Vivian de Medeiros LagoI; Paloma AmatoI; Patrícia Alves TeixeiraI; Sonia Liane Reichert RovinskiII; Denise Ruschel BandeiraI
IUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. R. Ramiro Barcelos, 2600, Sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: D.R. Bandeira. E-mail:
IITribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir alguns referenciais históricos da Psicologia Jurídica no Brasil e, a seguir, apresentar os principais campos de atuação, com uma sucinta descrição das tarefas desempenhadas pelo psicólogo em cada um deles. Um segundo objetivo é que esse material sirva como referencial teórico para disciplinas de Psicologia Jurídica, pois foi delineado para ter um caráter introdutório. As principais áreas de interface entre Psicologia e Direito discutidas são: Direito da Família, Direito da Criança e Adolescente, Direito Cível, Direito Penal e Direito do Trabalho. Questões referentes à formação acadêmica são levantadas e novas possibilidades de atuação na área da Psicologia Jurídica são apontadas, indicando perspectivas futuras sobre o assunto.
Unitermos: Psicologia forense. Histórico. Psicólogos.
ABSTRACT
This article