caso concreto
1. Qual a importância da Filosofia?
É ATRAVES DA FILOSOFIA QUE ESTUDAMOS E APRENDEMOS A ENTENDER O NOSSO RACIOCINIO, PASSAMOS A DOMINAR A ARTE DE EXERCITAR MAIS CORRETAMENTE O NOSSO PENSAR, ADIQUIRIMOS MAIOR CONTROLE, O PENSAMENTO PASSA A SER MAIS EFICAZ, LUCIDO E ATUALIZADO E MAIS EFICIENTE, É ISSO QUE EU ENTENDO COMO IMPORTANTE O ESTUDO DA FILOSOFIA.
RESPOSTA:
2. Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais?
SEGUNDO O MEU ENTENDIMENTO, APÓS A LEITURA DO TEXTO, PERCEBÍ QUE O AUTOR FUNDAMENTA DESSA FORMA: Parece que a regra vigente é esta: se for útil não precisa ser verdadeiro e se for belo não precisa ser bom. É claro que não tem como dar certo desse jeito. A história mostra que o desequilíbrio entre essas quatro partes é o que provoca a decadência.
RESPOSTAS DO CASO – 2:
1 - É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?
SIM, ATRAVES DA LEITURA DO TEXTO A GENTE VE QUE O AUTOR CITA
O SEGUINTE PENSAMENTO:
A pergunta pelos fundamentos da justiça vai muito além da crença na sua realizabilidade institucional, uma vez que esta se mostra apenas na órbita dos possíveis e não na esfera fundante disso que nominamos justiça na milenar trajetória da vida do espírito
2 - Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.
Começar a entender os fundamentos da justiça implica entender esse fluir da vivência na sua mais primitiva manifestação, pois é nesse campo primitivo, do a-temático, da ausência de quaisquer categorias que se instaura o apelo à justiça.