Caso concreto 1 ied
R) Juízo de fato é uma tomada de conhecimento da realidade. Sua formulação tem como finalidade apenas informar, pois se trata de uma constatação objetiva. O juízo de valor, ao contrário é subjetivo, pois os valores são pessoais. Sua formulação tem com finalidade não da informação, as sim da persuasão. A ciência do direito, então, na busca pelo conhecimento puro e objetivo, deve afastar do seu estudo o juízo de valor, pois esses são subjetivos e pessoais.
Caso Concreto 2
Agora insira o número que corresponde ao significado da palavra direito em cada afirmativa: (3 ) “direito” significa o que é devido por justiça. (1 ) “direito” significa a norma, a lei, a regra social obrigatória. (2 ) “direito” significa a faculdade, o poder, a prerrogativa que o Estado tem de criar leis. (4 ) “direito” significa ciência, ou, mais exatamente, a ciência do direito.
(5 ) direto” é considerado como fenômeno da vida coletiva. Ao lado dos fatos econômicos, artísticos, culturais, esportivos etc., também o direito é um fato social. OBS: O professor pode aproveitar para apresentar também exemplos construídos a partir de sua realidade local.
QUESTÃO OBJETIVA (Auditor Receita Federal-2002) (A) (X ) Para Miguel Reale o mundo ético é o mundo do dever ser, distinto do mundo do ser, onde não há deveres a cumprir, mas previsões que têm de ser confirmadas para continuarem sendo válidas. ( B ) A norma ética estrutura-se como um juízo de fato, o