Caso clínico sistema digestório - cirrose
Carlos de 40 anos se apresentou ao hospital da região, pois se queixava de náuseas, vômitos, perda de peso recente, dor abdominal, urina de coloração escura e com os olhos e pele amarelados (icterícia). O médico diagnóstico cirrose hepática. Ao perguntar ao paciente sobre a ingestão de álcool, o paciente afirmou que consumia álcool frequentemente. A cirrose (fig.1) é um processo patológico irreversível e que pode ser fatal. O paciente também afirmou ter vomitado sangue recentemente. O que pode representar hipertensão portal.
Figura1 – Figura demonstrando o fígado cirrótico
Sobre os conhecimentos anatômicos responda: 1. Descreva o fígado e sua função e localização 2. Descreva a anatomia da face diafragmática 3. Descreva a anatomia da face visceral 4. Descreva os ligamentos do fígado 5. Descreva os vasos sanguíneos que suprem o fígado e a circulação portal 6. Sobre o caso clínico apresentado acima, qual a relação da cirrose com a hipertensão portal. 7. A cirrose pode gerar outras doenças como varizes e esplenomegalia (aumento do baço), porque isso acontece?
1. O fígado é o maior órgão e maior glândula do corpo humano. É a mais volumosa de todas as vísceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto e na mulher adulta, entre 1,2 e 1,4 kg. Tem a cor vermelha- amarronzada, é friável e frágil, tem a superfície lisa; produz a grande maioria de substâncias essenciais para o resto do corpo e remove as substâncias prejudiciais ao organismo e está localizado no hipocôndrio direito e tem como funções secretar a bile, líquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ação da lípase, remover moléculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicogênio, que é armazenado; nos momentos de necessidade, o glicogênio é reconvertido em moléculas de glicose, que são relançadas na circulação, armazenar ferro e certas vitaminas em suas células, sintetizar diversas proteínas