CASO CLÍNICO PIELONEFRITE
O Ensino Clínico faz parte do método de formação e é um momento privilegiado de aprendizagem favorecendo o crescimento pessoal e a preparação profissional em ambientes que lidam com o processo saúde-doença, buscando despertar a mobilização de recursos individuais, oportunizando a vivência discente/paciente e o contato com os profissionais da saúde.
O presente Estudo de Caso foi desenvolvido durante o Estágio Curricular da disciplina de clínica médica I, no SPA do Coroado, no período de 02/09 a 23 de outubro de 2013, no horário de 13 às 19 horas, sob orientação da preceptora/ Enfermeira Andrea Costa. Tendo como tema Assistência de Enfermagem ao Paciente Acometido por Pielonefrite abordando todos os seus aspectos, desde a admissão do paciente até sua alta. Foi realizada a coleta e o levantamento de dados através de entrevista e análise do prontuário do paciente, além de pesquisas de diagnóstico de enfermagem segundo Diagnósticos de Enfermagem da NANDA (2009-2011) e identificadas às intervenções para cada diagnóstico, resguardando a privacidade e o sigilo das informações, respeitando os aspectos éticos com a aceitação do paciente em participar do estudo. Este trabalho abordará o conceito, manifestações clínicas, fisiopatologia, os fármacos prescritos, suas funções, e primordialmente a Sistematização da Assistência de Enfermagem para atender as necessidades biopsicossociais do paciente para organizar, aprender e praticar todos os cuidados.
O presente estudo tem por objetivo principal analisar e trazer considerações inerentes a patologia em questão, bem como aprimorar a aplicação do conhecimento científico à prática de enfermagem.
1. HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
1.1 COLETA DE DADOS
14/09/2013. 14:00. T.A.S, 17 anos, sexo feminino, cor branca, natural de Parintins (AM), solteira, estudante, cursando o 3º do ensino médio, católica. Reside em casa alugada, de alvenaria, com cinco cômodos, onde mora com os pais e um irmão,