CASO 20 06 Word
FORMULÁRIO CASO DE PACIENTE
20/06/2014
NÚCLEO FORTALEZA
1 – DESCREVA O RESUMO DO CASO DO PACIENTE?
Thais Lucio Nicolau é uma adolescente de 14 anos diagnosticada com LH em outubro de 2013. A mãe, Eduarda, contou-me a respeito do diagnóstico, descoberto por acaso, pois a filha vinha adoecendo facilmente e sentindo febres altas. Após alguns exames o médico a encaminhou para o Centro Pediátrico do Câncer de Fortaleza. No dia que conversamos, Thais ela estava realizando a última quimioterapia e iria iniciar na próxima semana o tratamento de radioterapia em outro centro oncológico, o CRIO. De início, ambas pareciam estar conseguindo lidar bem com os infortúnios da doença, porém, após 10 minutos de conversa, mãe e filha lacrimejavam por lembrar das dificuldades no início do tratamento quimioterápico, tido como o mais complicado, principalmente por ser o primeiro, vindo junto o descobrimento da doença, e também com os efeitos colaterais. Thais quis dar continuidade a escola, sente-se muito acolhida pelos colegas e professores. Relata que tem reagido bem ao tratamento, que apesar de ter sentido muito enjoo, a quimioterapia teve bons resultados e aguarda ansiosa o fim da radioterapia.
2 – QUAL O IMPACTO DA ABRALE NA VIDA DESSE PACIENTE?
Thais foi extremamente simpática e boa ouvinte. Enquanto eu explicava sobre os serviços oferecidos pela ABRALE, quis entender como funcionava e onde pesquisar.
Ela não conhecia a ABRALE, mas ficou feliz em saber que pode ter acesso aos serviços da Associação pelo computador e pode pesquisar a respeito de sua doença por meio de uma fonte segura, sem precisar pedir ajuda de adultos.
3 – COMO CONTRIBUIU PARA ISSO? Tenho percebido que uma das conversas mais comuns que tenho com os cuidadores, principalmente mães, é de que as mesmas atentam apenas para o sofrimento dos filhos e “fecham os olhos” para os seus. Sem dúvida é importante nesse momento de adoecimento o foco ser o filho, muitas vezes ainda extremamente