Case Dekra

1083 palavras 5 páginas
Case de Inovação: Deca (julho/2009)
Textos sobre Inovação, quando tratam de empresas, geralmente falam sobre grandes indústrias petroquímicas, montadoras de automóveis, companhias globais do mercado eletro-eletrônico e, mais recentemente, expoentes do universo de informática, internet e comunicação.
Para compartilhar um conhecimento relevante e pouco explorado, escolhemos falar neste artigo sobre a Deca, uma empresa brasileira, líder no mercado de metais sanitários e com posição de destaque no segmento de louças, fundada em 1.947. Se você ainda não sabe, a Deca faz parte do Grupo Duratex, que por sua vez, pertence à Holding Itaúsa, um dos maiores conglomerados do mundo.
A diversidade de atuação que tanto caracteriza a 3M também faz parte do espírito deste grupo que controla o Banco Itaú Unibanco, a Duratex, a Itautec, a Elekeiroz e a Itaúsa empreendimentos imobiliários. Pela liderança e resultados destas empresas em seus vários setores e a percepção altamente positiva de suas marcas junto aos consumidores, percebe-se o alto grau de profissionalismo e competência do grupo.
Dentro do Grupo Duratex, a Deca é empresa de destaque na fabricação de louças e metais sanitários no mercado brasileiro. Mesmo sem ter a mesma estrutura de gestão da inovação de outras empresas consagradas nesta arena, como é o caso da 3M, a Deca consegue gerar estratégias e resultados de inovação bastante expressivos.
Talvez o que mais salta aos olhos é sua grande capacidade de design no desenvolvimento de seus produtos.
A área de Design ganhou enorme visibilidade em anos recentes quando se discute inovação porque para muitos produtos contribui decisivamente na criação de valor de usuário e valor econômico, promovendo a diferenciação de marca e, muitas vezes, proporcionando positivas experiências de consumo.
Na Deca, comitês multi-disciplinares trabalham nos processos de desenvolvimento com foco especial no design e na funcionalidade dos novos produtos. De forma permanente, pequenos

Relacionados