case de resistencia 1
Aplicações das funções polinomiais do 1º e do 2º graus (valor máximo e/ou mínimo) na Engenharia Civil¹
Felipe Gonçalves Diniz²
Napoleão Sobrinho³
1 DESCRIÇÃO DO CASE
Uma indústria de grande porte esta se instalando em São Luís do Maranhão e está tendo a necessidade de construir galpões em uma área localizada na BR-135. Fazendo uma avaliação do solo, foi diagnosticado que na fundação deveriam ser colocadas sapatas simples. Para tanto, um dos diretores foi a UNDB para que esta instituição indicasse um acadêmico de Engenharia Civil para que este verificasse o modelo de sapata que melhor se adaptava ao solo.
O acadêmico de Engenharia Civil então criou um modelo de sapata simples, com formato de paralelepípedo reto-retângulo de dimensões em unidades de comprimento dadas por a, b e c, onde estas foram escritas em função de um numero real x, como por exemplo, a = -x + 2, b = 2x – 1 e c = - x + 3, com x E ] 0,5 ; 2 [. Diante de tal cenário, a empresa decidiu contratar você, aluno de Engenharia Civil da UNDB, para a implementação da solução para essa situação problema. Para tanto, é necessário que você esteja capacitado com conhecimentos a serem aplicados.
Para resolvê-lo, é necessário converter as afirmações em linguagem matemática, mediante a introdução de formulas, funções ou equações. É possível, entretanto, desenvolver uma estratégia geral para abordar tal problema. De modo geral, vale as seguintes orientações:
1. Leia o problema cuidadosamente, varias vezes, meditando sobre os fatos e as quantidades não conhecidas que devem ser determinadas;
2. Se possível, faça o esboço da figura indicando as medidas de suas arestas conforme o indicado. Expressões, tais como “o que”, “determine”, “quanto”, “quão longe” ou “quando”, devem alerta-lo para as quantidades incógnitas.
3. Faça uma lista dos fatos conhecidos juntamente com quaisquer relações que envolvam a variável. Uma, relação geral, pode ser descrita por uma equação de algum tipo;
4. Após