Case da disciplina de Comunicação e Expressão
Jonny Jader Silva Braga2
Júlio Sales3
1 DESCRIÇÃO DO CASE
O case teve o objetivo analisar os níveis de linguagem empregados pelos personagens do filme “Infância Roubada” conforme o contexto em que estão inseridos, analisar as questões socioculturais que demarcam as ações do protagonista, além de levantar e avaliar a questão da redução da maioridade penal no Brasil a partir das ações cometidas pelo protagonista. 2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
Os níveis de linguagem se referem à utilização da escrita e da fala em uma dada situação de comunicação, ou seja, diferentes linguagens são exigidas dependendo da ocasião.
De fato, as variações dos níveis de linguagem são definidas pelas circunstâncias em que ocorre a comunicação em os usuários da língua. Isso não quer dizer que devemos admitir tudo na língua falada.
A língua escrita é regida pelas leis gramaticas, diferentemente da língua fala que não possui uma convenção é mais espontânea e livre. Por esta razão, está sujeita a variações constantes que estão condicionadas a fatores sociais, regionais, intelectuais, dentre outros.
Existem, portanto, vários níveis de linguagem e, entre esses níveis, se destacam em importância o culto ou padrão e o popular ou coloquial.
•
A linguagem popular ou coloquial: É a linguagem mais frequentemente utilizada pelo povo, presente nos ambientes familiares, em meio a amigos entre outros.
•
A linguagem culta ou padrão: É a linguagem mais formal, aquela ensinada nas escolas, praticada, sobretudo por pessoas instruídas, políticos, comunicação cientifica.
Este tipo de linguagem é mais estável e menos sujeita a variações.
1
Case apresentado à disciplina Comunicação e Expressão, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.
Aluno do 1º Período do Curso de Engenharia Civil.
3
Professor(a), orientador(a).
2
•
Gíria: É um estilo de linguagem criada por certo grupo social que