Case anti tabagismo
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E TURISMO
Disciplina: Relações Públicas e Humanas
Professora: Andréa Carla
Período: 2010.2
Turma: Relações Públicas
CASE
Ticket faz sucesso com seu Programa Antitabagismo
Angelica Kernchen
No Brasil desde 1976, a Ticket é líder de mercado na área de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Com 33 anos no país, a empresa ampliou sua área de atuação lançando produtos como o Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte. Atualmente, a empresa atende cerca de 54 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários.
Com a aprovação da Lei Antifumo no Estado de São Paulo, muitas empresas tiveram que se adaptar às regras que proíbem fumo em ambientes públicos fechados. Porém, antecipando essa realidade, desde julho de 2008, a Ticket passou a oferecer a seus funcionários um Programa Antitabagismo, que disponibiliza recursos e tratamentos para que seus colaboradores deixem de ser dependentes da nicotina.
“É um programa que visa educar o colaborador, ajudando-o a ter um estilo de vida mais adequado. Nós temos aqui uma equipe multidisciplinar, formada de três médicos, duas psicóloga, dois educadores físicos, uma nutricionista, uma fisioterapeuta e uma massoterapeuta e estão acessíveis para todo, mantendo sempre a confidencialidade. E a gente faz isso porque é bacana? Não somente. Claro que temos uma visão e foco no clima, na melhoria, na satisfação do funcionário. Mas por outro lado, a gente acredita firmemente que um colaborador saudável é mais motivado, tem melhor performance... Ou seja, o acionista também ganha”, diz Catarina Jacob, gerente de Benefícios e Proteção à Saúde.
Ainda segundo Catarina, apesar do programa não ser somente baseado na visão romântica da qualidade de vida, a Ticket conseguiu reduzir em aproximadamente 22% do custo de seu plano médico com iniciativas como esta.
O programa é composto por seis encontros e tem