Case academia boza forma
Acredito que a ampliação do espaço da atual academia seria a melhor opção e também o investimento em novos serviços, o que a faria ser diferente das outras.
Como o público alvo são as classes sociais A e B, normalmente gostam de se sentir especiais e receber serviços exclusivos como seria o caso de uma pessoa ir a academia e pode também fazer o pé e a mão no mesmo local. Os custos com contratação de mais pessoal e investimentos em novos equipamentos deverão ser bem estudados assim como a aplicação de pesquisas para saber a opinião dos atuais clientes.
2. Quais seriam os fatores chaves de sucesso em uma academia de ginástica?
Bons instrutores (profissionais capacitados), limpeza, organização, equipamentos modernos e o correto gerenciamento financeiro e de marketing.
3. Com base em Lovelock (2005), identifique e comente sobre as características dos serviços presentes na ViaForma.
Intangibilidade: por não ser possível tocar em uma limpeza, em um exercício físico ou em um bom atendimento a academia se encaixa nesta característica.
São séries de atividades, não são bens.
É produzido e consumido simultaneamente, ou seja, o aluno recebe as instruções e executa na mesma hora. O cliente participa do processo de produção, que se inicia no momento que a pessoa vai até a academia e pratica os exercícios.
4. Como você proporia as estratégias empresariais para a ViaForma, com base em Michael Porter, Igor Ansoff e John Westwood?
Tentar ser única propondo novos serviços, como citado pelo sócio: massagens, pé e mão.
Propor algo na área de responsabilidade social, como por exemplo, uma caminhada com premiações relacionadas com esportes (bicicletas, bolas de futebol, tênis) onde no ato da inscrição a pessoa levasse 1 Kg de alimento para ser doado a uma instituição carente.
Evitar a perda de clientes, sempre melhorando a qualidade dos serviços prestados com