Casas bahia
Saraiva S.A livreiros Editores foi fundada
1914 - Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva , português, nascido na província de Trás-os-Montes, após duas décadas morando no Brasil, funda a empresa Saraiva & Cia., um pequeno estabelecimento de comércio de livros usados. O imigrante, um apaixonado por livros jurídicos - que já havia trabalhado em uma livraria na cidade do Porto, a Biblioteca do Cura da Aldeia -, se aproxima de professores e alunos da mais tradicional escola brasileira de Direito. O sebo, localizado no Largo do Ouvidor, bem próximo da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco , em São Paulo, recebe o nome comercial de "Livraria Acadêmica". Seu proprietário ganharia o apelido de Conselheiro, por causa das valiosas indicações que dava àqueles que freqüentavam sua livraria.
Saraiva S.A. Livreiros Editores é uma companhia aberta, regida pelo presente Estatuto e pela legislação em vigor no país.
A juízo da Diretoria, a Companhia poderá abrir, manter, transferir e extinguir filiais, em qualquer parte do território nacional e no exterior.
A Companhia tem por objeto:
I. a edição, indústria e comércio de livros e publicações em geral;
II. a compra e venda de artigos de papelaria, utensílios e materiais de escritório, artigos escolares, brinquedos e produtos afins,etc.
III. a importação e exportação dos produtos e serviços abrangidos no objeto social, registrando-se, para esse fim, nas repartições competentes, Banco Central do Brasil e outras entidades controladoras do Comércio Exterior;
IV. a participação em outras sociedades na qualidade de sócia, acionista, ou quotista.
A Companhia tem prazo de duração por tempo indeterminado.
2. Assembléia Geral
A Assembléia Geral reunir-se-á, ordinariamente, no primeiro quadrimestre após o término do exercício social e, extraordinariamente, sempre que os interesses sociais o exigirem, mediante convocação na forma da lei. Assembléia Geral será presidida pelo Presidente do