Economia
O texto e suas propriedades: Planejamento do texto
Independente do curso que você faça, com certeza, já ouviu alguém falar da importância de planejar. Seja uma campanha publicitária para divulgação de um novo serviço ou produto; um evento de agronegócio ou da indústria da moda; um planejamento orçamentário, uma petição, uma reunião, e assim, por diante. Mas, afinal o que é planejar? Vejamos!
Definição:
Planejar significa: traçar; fazer o plano de. Projetar, fazer tensão de. Programar, planificar.
Disponível em: http://www.dicionarioweb.com.br/planejar.html. Acesso em: 19 abr. 2011.
A primeira acepção do verbo planejar remete a “(...)traçar, fazer um plano de(...)”, que consiste basicamente em estabelecer quais são os objetivos e apontar de que forma alcançarei minha meta. Tamanaha (2006) afirma que “O planejamento é definido como o processo organizado pelo qual se busca alcançar uma situação desejada ou um objetivo pretendido, de maneira eficiente, efetiva e rentável, num período de tempo estabelecido” (p.75). Por vivermos em sociedade, nos deparamos com diversas situações comunicativas que demandam um gerenciamento das informações que serão propagadas, principalmente, a partir do registro escrito. Assim, a organização textual deve se basear no planejamento de todos os elementos que o compõem e que, consequentemente, auxiliarão na efetivação do processo comunicativo, ação fundamental para que uma mensagem seja inteligível e alcance o leitor. A seguir serão apresentados os elementos que organizam o texto.
1 ead.faminas.edu.br UNIDADE DE ENSINO: Português
Elementos da Organização Textual
Como vimos na Unidade I, o contexto é um dos elementos importantes para a efetivação do processo comunicativo. De acordo com Sperber e Wilson (1986, p. 109 e ss.) (...) o contexto cria efeitos que permitem a interação entre informações velhas e novas, de modo que entre ambas se cria uma implicação. Essa implicação só é possível