casa
Luan Carlos Santos Silva, João Luiz Kovaleski, Silvia Gaia
Este artigo estudou o sistema de gestão da qualidade Coca-Cola SQCC-E3, a pesquisa mostrou que o sistema de qualidade total do produto, está conforme aos parâmetros exigidos pelos órgãos reguladores.
Devido à alta competitividade gerada pelo mercado e as exigências dos consumidores o sistema de gestão da qualidade em seus processos produtivos procura-se obter melhoria e reconhecer a importância crucial da gestão da qualidade do produto nos processos indústrias, de bebidas na busca de melhoras contínuas em mercados altamente globalizados.
Não só, na distribuição e venda, e sim adquiri um produto de melhor qualidade, bom preço, que atraia os clientes e que ao mesmo tempo melhore a segurança e o moral dos funcionários.
Diversos estudos (ABERNATHY et al. (1983), HAYES et al. (1988), CLARK & FUJIMOTO (1991), WHELWRIGHT & CLARK (1992)) apontam o papel central que o Desenvolvimento de Produto tem representado no ambiente competitivo do final dos anos 80 e na década de 90. Além disso, estudos (ROSENBLOOM & CUSUMANO (1987), GARVIN(1988)) demonstram que uma importante parcela da vantagem competitiva da manufatura japonesa advém do modo como os produtos são projetados, desenvolvidos e aperfeiçoados. Assim, o desenvolvimento eficaz de novos produtos tem-se tornado uma dimensão crítica da competição industrial e uma importante fonte de vantagem competitiva.
O processo de implantação desses sistemas de gestão agrega valor à cultura organizacional, desenvolvendo competências relacionadas com o planejamento, atuação pró-ativa, capacidade de trabalho em equipe e melhoria da confiabilidade dos sistemas produtivos.
Com base no planejamento e estratégia de atuação definida, o Gerenciamento da Qualidade Total busca planejar e dimensionar a estrutura adequada para a gestão e atuação de todos os