Casa
1 – INTRODUÇÃO
No Universo existem forças que presidem a metamorfose da matéria.
Essas forças são impulsionadas por Leis que regem o mundo e são diversificadas em seu modo de ação, segundo as circunstâncias e os meios. São conhecidas na Terra sob os nomes de GRAVIDADE, COESÃO, AFINIDADE, ATRAÇÃO, MAGNETISMO, ELETRICIDADE ETC..
Os movimentos vibratórios do agente são conhecidos sob os nomes de SOM, CALOR, LUZ, etc.... Em outros mundos, elas se apresentam sob outros aspectos, revelam outros caracteres desconhecidos na Terra e, na imensa amplidão dos Céus.
Todas essas forças são eternas e universais como a criação. Elas atuam necessariamente em tudo e toda parte, modificando suas ações, mas afinal, preparando, dirigindo, conservando e distribuindo os mundos em seus diversos períodos de vida, governando os maravilhosos trabalhos da natureza.
Como espírito e matéria são dois aspectos de uma mesma realidade, ambos estão sob o jugo das Leis Universais.
Da mesma forma que o cientista da matéria estuda as leis universais em seu aspecto material, o pesquisador do espírito as analisa e as decifra a seu modo. E ambos chegam por caminhos totalmente distintos, aos mesmos resultados, diferenciando apenas no que diz respeito ao contexto analisado por cada um.
Obviamente, o cientista enxerga apenas o aspecto material de tais leis enquanto que o ser espiritualizado enxerga a dualidade - matéria-espírito - sobre a qual, de igual modo, operam Leis Cósmicas invariáveis.
No ser humano, em seu aspecto espiritual, determinadas Leis Universais operam de dentro para fora, gerando seu destino de maneira proporcional aos seus pensamentos, sentimentos, crenças e emoções. Longe de apregoar aqui que somos totalmente responsáveis por tudo o que nos ocorre. Também não nos atreveríamos a afirmar que é possível um controle total do nosso destino, através do conhecimento e aplicação de tais Leis (seria possível se atingíssemos a perfeição).
No entanto, podemos