Casa nobre
História da Arquitectura Moderna
no Mundo Português II
Mestrado – História da Arte Portuguesa
Docente: Joaquim Jaime Ferreira Alves
Discente: Maria de Jesus Cardoso Oliveira Martins
JUNHO / 2008
“Nunca vi torre tão bela, perdida nas águas e luzes, nos sonhos, tempos e medos.
Os escudos, as ameias, redondos dos pavilhões, claros, cinzentos seres que imóveis nos contemplam. E se eu vivesse ali? Se tivesse um bergantim?
Cheguei sem tempo e perdi muito aquele sonhar”.
Jacinto de Magalhães, Pássaro de Fogo
Índice
Introdução 4
Capítulo I 5 Casa Nobre 5
Capítulo II 18 A Arquitectura Civil em Braga no século XVIII. 18 Caracterização muito sumária da cidade de Braga no século XVIII. 18 Poder Religioso e Civil 18 Palácio do Raio 20 Palácio Episcopal 27 Conclusão 32 Bibliografia 33
Introdução
No âmbito da avaliação da disciplina de História da Arquitectura Moderna no Mundo Português, do segundo semestre, do mestrado em História da Arte Portuguesa, foi-nos proposto a elaboração de um relatório com a respectiva apresentação deste, numa das aulas a combinar. O tema apresentado foi escolhido por cada aluno individualmente, tendo de estar o tema enquadrado no programa da disciplina deste semestre.
O meu trabalho incidiu sobre a Casa Nobre. Foi-me proposto pelo professor a pesquisa na cidade de Braga. Escolhi dentro das possíveis casas nobres lá existentes, a Casa do Raio e o Palácio Episcopal, agora a actual Câmara Municipal de Braga.
Para a concretização do relatório que aqui apresento, comecei por procurar informação em bibliotecas, tanto na cidade do Porto, como em Braga. Depois de ler a diversa informação que recolhi, parti para o trabalho de campo. Foi muito interessante poder contactar com as obras que tinha estado a estudar. Organizei este relatório em duas partes distintas, a que denominei capítulos. No primeiro capítulo, chamei a atenção para a Casa Nobre