Casa Gerassi paulo mendes da Rocha
PAULO MENDES DA ROCHA
Atelier II – Seminário de Interação - Profª. Márcia Lima
Por Marinês Machado e Carola Gabriela Muller
Projeto: 1988/90 - Construção : 1991
Área construída: 420 m²
Área do terreno: 700 m²
Materialidade e Estrutura : Concreto
Localização: São Paulo /Brasil
1. ESTRATÉGIA DA COMPOSIÇÃO
O Arquiteto resolve a composição utilizando-se do sistema de pré-moldados ( peças préfabricadas de concreto armado e protendido, formada por vigas, lajes e pilares).
A pré-fabricação, que consiste num processo racionalizado, torna o canteiro de obras organizado, limpo e rápido, onde as peças que chegam, já prontas, devem ser encaixadas. Este sistema garante uma economia de tempo e custo já que foi construído em três dias ( as obras iniciaram na quinta-feira e terminaram no sábado)
O concreto protendido das peças pré-moldadas possibilita grandes vãos, de maneira que não existem pilares dentro da casa: o pavilhão possibilita um arranjo livre do layout. objetivo do projeto era de otimizar o terreno ao máximo para o lazer de um casal e duas filhas pequenas, com espaço para piscina, jardim e garagem. Para isso foi feita uma casa elevada sob um vão de 15m, deixando assim o espaço livre no térreo. O pivô da planta é a sala de estar, a qual todos os ambientes rodeiam, eliminando paredes e corredores.
A
casa é arejada, tem muita iluminação natural através de janelas, clarabóias e portas de vidro que atravessam a sala de ponta a ponta. O ladrilho hidráulico é o piso oficial de todos os ambientes. O programa da casa constitui-se em dormitórios, sala, cozinha, banho, lazer e serviços.
2. IMPLANTAÇÃO E ACESSOS
•
\ a implantação no terreno foi feita quase que centralizada, com recuos maiores na frente e posterior, garantindo uma grande área de lazer . A residência é cercada por muro nas laterais e fundos, com grande visibilidade apenas na parte frontal .
•
\ possui apenas um único acesso, pela frente do terreno, que serve como entrada de pedestre e de