casa ecológica
3° termo edificações noturno
Trabalho de TMCC
Casa Ecológica
Ourinhos, 27 de Maio de 2014
Casa Ecológica
Introdução:
Sustentabilidade, é um conceito do século XXI, a era do aquecimento global, em que a questão ambiental deixou de estar circunscrita às rodas de ecologistas para ocupar as pranchetas de arquitetos.
Recursos:
Para definir os materiais que podem deixar a edificação mais sustentável, deve-se pensar desde a extração até a chegada à obra, considerando desperdício e a geração de entulho, assim sendo foi selecionado alguns dos materiais e métodos conjuntamente aos preços de tabela:
Bloco de Cimento com Vermiculita
Tijolo solo Cimento
Reboco com Vermiculita
Dry-wall
Concreto com Vermiculita
Revestimento Cerâmico Ecológico
Telhado Ecológico (telhado verde)
Aquecedor Solar
Sistema de Captação de água
Estação domestica de Tratamento de Esgoto
Lâmpada Fluorescente
Bloco de Cimento com Vermiculita:
Este bloco tem como característica o baixo peso e seu grande potencial de isolamento térmico, uma vez que a diferença entre o tradicional Bloco de Concreto e o com adicional de Vermiculita seria a forma de secagem, este bloco foi escolhido como ecológico neste projeto pois ele reduz o peso montante da edificação.
Tijolo Solo Cimento:
Comparando com o tijolo de argila de oito furos, a vantagem se encontra na ausência da queima, uma vez que a secagem é feita ao sol, evitando uma queima com possíveis 60 arvores em um forno a lenha, seu preço é um pouco mais elevado, sendo tabelado a 380 reais o milheiro.
Reboco com Vermiculita:
Com maior resistência, condutibilidade luminosa, e menor peso, o reboco composto por Vermiculita, um mineral granular, leve e inodoro, consequentemente trás um maior beneficio, o qual é bem perceptível.
Dry-Wall
Outra forma de fazer o fechamento interno da edificação é o Dry-Wall, uma placa de gesso acantonado fixado com uma maior facilidade e em menor