independencia finaceira
Segundo Passo: Para o sucesso do seu planejamento é extremamente necessário que você conheça detalhadamente suas Despesas e suas Receitas (renda). Durante um mês tome nota de todos os gastos, todos mesmo, inclusive aquele pastelzinho que comeu escondido. Você ficará surpreso ao perceber quanto dinheiro está sendo desperdiçado. tenha em mente que, daqui para frente, cada centavo poupado vai deixá-lo mais próximo dos seus objetivos. por esta razão, não tenha medo de cortar despesas desnecessárias, como o aluguel daquele DVD que ninguém assiste.
Terceiro Passo: Faça (e agarre-se a ele) um orçamento familiar. Se você é casado, chame a família para participar. Peça que façam sugestões de cortes de gastos. Explique a necessidade de diminuir as despesas para a construção de uma poupança. Seduza-os contando o objetivo de tal poupança. Depois disso tenho certeza que ficará bem mais fácil convence-los a pensar duas, três até mil vezes antes de gastar com coisas desnecessárias.
Quarto Passo: Livre-se das dívidas. Os juros que você paga no cheque especial ou no crédito direto ao consumidor podem virar receita se, em vez de consumir, você aplicar o dinheiro para comprar a vista mais tarde.
Quinto Passo: Todo mês poupe parte de sua renda (10%) para alcançar os objetivos predefinidos. Antes de fazer qualquer despesa, ou pagar qualquer dívida,