Casa dos repuxos
Este trabalho de pesquisa será sobre a Casa dos Repuxos, em Conímbriga onde serão retratados os seguintes pontos:
a) Quando e onde foi construída;
b) Descrição dos diversos espaços da casa;
c) A evolução da Casa dos Repuxos;
d) Quando e como foi descoberta a Casa dos Repuxos (Os trabalhos que foram efectuados ao longo dos tempos, desde a sua descoberta).
A escolha deste tema deve-se ao facto de me ter despertado um grande interesse desde a visita de estudo, pois é um elemento de extrema importância da arquitectura doméstica romana, pois revela uma excelente relação entre a arquitectura e a decoração, assim como o estado de conservação dos mosaicos.
A Casa dos Repuxos e a sua evolução
a) Quando e onde foi construída
A Casa dos Repuxos situa-se logo a Norte da via romana de acesso á porta principal da muralha, nomeada de Porta do Sol, a nível um pouco inferior ao da via.
A nível de cronologia houve algumas contradições. Vergílio Correia, quem a escavou, considerava-a posterior á existência da estrada. A irregularidade da planta e a compartimentação ao longo da fachada sul mostram, que, pelo menos na sua ultima forma, o edifício se ajustou ao limite da estrada. Muitos outros investigadores deram palpites.
Hoje em dia a sua construção é datada de inícios do século I. Na primeira metade do século II, foi alvo de grandes remodelações, tendo sido abandonada e demolida em finais do século III ou inícios do século IV devido ao levantamento da muralha.
b) Descrição dos diversos espaços da casa
A entrada da casa era feita através de uma praceta, ornamentada por um arco decorativo, e abria-se numa exedra, através da qual se acedia ao grande vestíbulo, aberto então para o peristilo central, por três vãos, ladeados por outras divisões.
É no peristilo que se concentra a maior quantidade de painéis figurados de mosaico.
O peristilo central era a peça essencial da casa. Este era decorado por caixotões ajardinados construídos no implúvio e