Casa de Plástico
Materiais empregados na casa de Plástico:
Para a construção dessa casa utilizamos o Plástico. A casa foi desenvolvida a partir de placas plásticas e polietileno reciclado. Uma das faces da placa foi de aparência lisa e a outra nervurada, para aumentar a resistência. O lado nervurado das placas de plástico foi preenchido com material isolante (térmico e acústico – isopor ou espuma de poliuretano), e uma camada de gesso, garantindo-lhe leveza e propriedades térmicas de conforto. As placas plásticas foram montadas em uma estrutura com perfis de material plástico e um reforço estrutural em aço. O sistema hidráulico foi montado de forma convencional, com tubos de PVC de alta rigidez, colocados entre as placas. O sistema elétrico foi feito também de forma convencional em canaletas aparentes e o acabamento em gesso, a instalação elétrica foi embutida no gesso.
O telhado foi executado com telhas coloniais, pois nesse projeto a intenção foi de utilizar o material reciclável.
As placas plásticas foram produzidas em Polietileno de Alta Densidade Reciclado (PEAD) resultando em peças de grande rigidez e baixa deformação. O preenchimento das placas com material isolante (isopor ou espuma de poliuretano) promove uma proteção térmica e acústica sem perder a resistência. Como acabamento, foi colocada também uma camada de gesso, com uma aplicação de textura.
Montagem da casa:
A fixação das placas ocorreu através de perfis de plástico em PVC no sentido vertical, que proporcionou uma grande rigidez, e no sentido horizontal perfis "H" para fixação das placas. Nessa fixação, devido à posição dos perfis e ainda com a proteção do revestimento interno, a casa tornou-se totalmente impermeável, não havendo a possibilidade de infiltrações.
As telhas que compôs a coberta foram feitas a partir de fibra vegetal (telha ecológica) o que garantiu uma alta qualidade, e ainda, ao contrario do amianto, não transmite temperatura para o