Casa da Cachaça
INSTITUTO POLITÉCNICO
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS
CASA DA CACHAÇA
GRUPO:
RIO DE JANEIRO
2006.2
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO
II. DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE MARKETING
2.1. Análise da Situação
2.2. Análise SWOT
2.3 Estratégias
2.4. Missão e objetivos
2.5. Avaliação e Controle
III. CONCLUSÃO
IV. REFERÊNCIAS
V. ANEXO A – Um golinho de história
“Assim como Paris tem seus bistrôs, Nova York, seus cafés, Londres, seus pubs e Munique, as famosas cervejarias; o Rio de Janeiro tem seus botequins e agora, a sua mais nova cachaçaria.”
I. INTRODUÇÃO
Imagine um restaurante com um museu da cachaça. O projeto é de um grupo de alunos do curso de Gastronomia da Estácio de Sá resolveu se juntar para montar um negócio em sociedade. Depois de algumas reuniões para discutir o perfil do negócio eles resolveram colocar em prática um projeto que eles já trabalhavam na teoria ao longo dos 2 anos e meio de curso, a “Casa da Cachaça”, cuja proposta era atrair um público bastante eclético, apaixonados por cachaça, mas que também não ficasse limitado (segmentado) a esse público apenas, por isso foi criada a idéia de que o negócio fosse um centro cultural e de ensino da cachaça para desmistificar a bebida como sendo das classes inferiores.
A idéia central do projeto era de valorizar e elevar a bebida como símbolo nacional e divulgar sua história e marcas para o exterior. Para colocar o projeto em prática, foi procurada uma consultoria especializada em marketing para ajudar a desenvolver um plano de marketing da Casa da Cachaça.
Plano de marketing é o documento que resume o planejamento e formaliza as decisões de marketing. Marketing em si é planejamento e ação. “Um plano é um guia, a linha central da estrada que nos leva ao objetivo”. O principio inicial de marketing é de que todo produto ou serviço possui um ciclo de vida e que o