Casa Bandeira 2
Casa Barreira Antunes
Os vestígios de cal ainda resistem em muitas delas, envolvendo as espessas paredes, apoiadas por contrafortes, desproporcionados em relação à modesta dimensão das construções. São volumes elementares com poucas aberturas e que estabeleceram com a paisagem
Quando se avista ao longe, surge como um sólido branco pousado na colina. Não existem quaisquer aberturas. Pela redução ao mínimo dos elementos que compõem a casa.
Adivinha-se um sentido de “espaço escavado”, paredes espessas e recurso a poucos materiais. As duas portas de madeira, uma orientada a nascente, a outra a poente.
No interior um pátio ao centro da casa, em relação ao qual todos os espaços de disponibilizam E iluminam todos os espaços domésticos, tentativa de flexibilidade funcional dos espaços,
Casa Bandeirante seguiam sempre uma tipologia padrão, basicamente formada por um retângulo subdividido da seguinte forma: dois cômodos frontais separados por uma varanda alpendrada, uma sala posterior ao centro ladeada por quartos e, em alguns casos, um alpendre posterior.
Os dois cômodos frontais eram destinados à capela e quarto de hóspedes, com a varanda alpendrada (também conhecida como pretório ou corredor).
Paredes mestras de taipa-de-pilão, beiral largo, planta baixa retangular, telhado de quatro águas, vergas retas, janelas parcas, implantação em plataforma aterrada, piso de terra apiloada.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Observações:
As casas possuem entre si algumas características simples e marcantes, a forma da planta baixa é quadrada (ou retangular) feita com poucos materiais, pintura branca, e poucas ou nenhuma janela. Duas entradas opostas, alpendres destacados, uma sala ou pátio central para comunicar os demais ambientes e os quartos situados nas laterais.