Carvão mineral
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Educação Ambiental
Discentes: Gustavo Batista Silva Gustavo Freitas Moraes Vilela Franco Jenifer Silveira Lucas Silveira
Objetivos
Visitar áreas de descarte irregular de resíduos sólidos dentro do município de Ituiutaba- MG e a partir disso relatar os possíveis problemas ambientais e de saúde pública decorrentes do descarte incorreto de resíduos sólidos nesses locais.
Metodologia
Para relatar os danos ambientais advindos do descarte irregular desses resíduos, foi utilizada a observação direta com o auxilio de maquina fotográfica e anotações no caderno de bordo. Para nos movermos até as áreas de estudo foi utilizado o microônibus da Universidade Federal de Uberlândia juntamente com o acompanhamento do professor responsável pela discilina- Guilherme Silveira.
Resultados e Discussão
No total foram 5 áreas visitadas sendo a primeira no bairro Jerônimo Mendonça, sendo que ao passarmos pelo bairro Gerson Baduy fomos informados que é um dos poucos bairros construídos dentro de alguma normas ambientais.No bairro visitado foi possível observar o aterro controlado localizado próximo a construção do Centro Turístico Camilo Chaves Neto em Ituiutaba.
Aterro localizado no bairro Jerônimo Mendonça, Ituiutaba- MG.
Podemos observar que no local há vários tipos de resíduos sendo descartados não só pela população (carroceiros), mas também pela prefeitura que retira esses rejeitos de outras áreas da cidade e levam até este local. Está área foi criada pela própria prefeitura da cidade e tem uma vida útil de mais 5 anos, sendo que a princípio a criação desse tipo de área é condenada sobre a ótica da lei 12305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos que tem como um dos princípios a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos considerando as variáveis ambiental, social,cultural, econômica, tecnológica e de saúde