Carvão mineral
TURMA: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, TURMA B
PROFESSORA: JOELINE AZEVEDO
PESQUISA DE QUIMICA:
“CARVÃO MINERAL”
Trabalho solicitado pela professora da disciplina matemática, Joeline Azevedo, ás turmas de terceiro ano do colégio estadual de Biritinga. Como requisito avaliativo da 3° unidade, com objetivo de aprimorar os nossos conhecimentos a respeito do tema.
BIRITINGA – BAHIA
AGOSTO / 2012
1. CARVÃO MINERAL
O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. As formas mais duras, como o antracito, podem ser consideradas rochas metamórficas devido à posterior exposição a temperatura e pressão elevadas. É composto primeiramente por carbono e quantidades variáveis de enxofre, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio e elementos vestigiais. Quanto maior o teor de carbono mais puro se considera. Existem quatro tipos principais de carvão mineral; turfa,linhito, hulha e antracito, em ordem crescente do teor de carbono. É extraído do solo por mineração a céu aberto ou subterrâneo. Entre os diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvão mineral o mais abundante
1. ORIGEM
O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, formada a partir do soterramento, compactação e elevação de temperatura em depósitos orgânicos de vegetais (celulose). Com o passar do tempo, sucessivamente, a matéria orgânica se transforma em turfa, linhito, hulha e antracito. A principal diferença entre eles é a porcentagem de carbono: a madeira possui cerca de 40% de carbono, a turfa 55%, o linhito 70%, a hulha 80% e o antracito de 90 a 96%.
2. EXTRAÇÃO
A extração do carvão mineral é feita por meio de processos de mineração.
3. USO E DERIVADOS