Carv O Mineral
A ENERGIA DO PASSADO HOJE!
André Naim Naue
Wagner P. Santos
José Roberto Palomé
Alexandre Da Silva Alvarez
Robson Luiz Carlos Passos
Paulo P. De Moraes Teixeira
Juliana Seixas B. Caldas
História
O carvão mineral é um combustível de origem fóssil resultante da transformação química do soterramento de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores, sendo que esse processo leva milhões de anos para se desenvolver. O tempo e as condições (pouco oxigênio, pressão da terra, altas temperaturas, etc.) a que esses vegetais ficam expostos, favorecem a formação de uma massa negra homogênea, denominada jazida de carvão mineral.
Os índios norte americanos usavam carvão muito antes dos primeiros colonizadores chegarem ao novo mundo. Índios Hopi
(nome da tribo), que viviam onde hoje é o Arizona, usavam carvão para assar as peças de cerâmica que eles faziam de barro.
Colonizadores europeus descobriram carvão no extremo norte da América do Norte, durante a primeira metade dos anos 1600.
A Revolução Industrial representou o maior impulso na expansão do uso do carvão. este período começou na última parte dos anos 1700, quando as pessoas começaram a desistir da agricultura para trabalhar nas fábricas. Com a invenção do motor a Vapor por James Watt tornou-se possível para as máquinas fazerem os trabalhos que homens e animais faziam antes.
História
Na segunda metade dos anos 1800 o uso do carvão continuou a crescer. O carvão foi usado durante a guerra civil norte americana para a fabricação de produtos e armas de fogo.
Em 1875, o coque substituiu o carvão vegetal como produto principal para as fornalhas. Nesta época, também o óleo é o gás usados para iluminação eram feitos de carvão. Mas, foi a partir de 1880 que geradores de vapor iniciaram a produção de eletricidade a partir da queima de carvão. BRASIL
No Rio Grande do Sul, o inglês James Johnson, por solicitação do presidente provincial Luiz
Vieira Sinimbu, realiza sondagens e redescobre o carvão em Arroio dos Ratos