CARTOGRAFIA GEO 1
Núcleo de Educação a Distância
Resumo da Unidade II
A unidade II destacou a cartografia como arte de conceber, de levantar, de redigir e de divulgar mapas, necessitando de uma linguagem própria, a visual, composta de elementos e procedimentos próprios. Para tanto, apresentou os elementos utilizados na cartografia, utilizando-se de uma linguagem fácil e detalhada. Destacam-se a escala, a generalização e a simbologia.
Há muito tempo sabe-se construir mapas e globos terrestres do mundo inteiro, porém para que sejam possíveis de utilização devem ter suas dimensões reduzidas.
Entrou-se na questão da escala do mapa, que é mais que uma simples relação matemática e sim um fator de aproximação do terreno cheio de significado científico e técnico; define a análise do fenômeno, bem como a precisão na sua redação.
A cartografia topográfica foi trabalhada como grande passo da afirmação da cartografia contemporânea, onde um produto cartográfico pode ser amplamente utilizado pela sociedade e o terreno passa a ser representado graficamente pela técnica das curvas de nível, uma representação mais precisa.
A rede geográfica foi entendida como o conjunto formado por paralelos e meridianos, ou seja, as linhas imaginárias de referência que cobrem o globo terrestre com a finalidade de permitir a localização precisa de qualquer ponto sobre sua superfície, bem como orientar a confecção de mapas.
Como o mapa é a representação sobre uma superfície plana (folha de papel ou monitor de computador), da superfície terrestre, que é uma superfície curva, a passagem de uma para outra suscita várias dificuldades. Uma delas é a definição da forma e das dimensões da Terra, outra, consiste em transferir para o plano a
GEOGRAFIA
1
UNIVERSIDADE METROPOLITANA
Núcleo de Educação a Distância superfície assim mensurada. Este foi o problema principal das projeções apresentadas nesta unidade.
Bibliografia da Unidade II
BERTIN, J.