Cartografia dos mapas
Professora Responsável: Ten A. Costa
Aluna: Ana Carolina Freitas de Mendonça
OM/Pais: Venezuela
MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
DECEX - DEPA
COLÉGIO MILITAR DE MANAUS
SEÇÃO DE ENSINO À DISTÂNCIA
A Cartografia dos mapas
A origem da palavra Cartografia vem do grego, que significa escrita de mapas e pode ser definida como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas destinados à elaboração de mapas ou cartas, bem como o seu emprego.
Há registros de mapas desde a pré-história. O primeiro mapa conhecido é o Ga-Sur, produzido entre 2400 a 2000 a.C., elaborado numa placa de barro com uma representação do sul da Mesopotâmia. Entretanto foram os gregos, que utilizaram técnicas de confecção de mapas que deram origem às bases da cartografia moderna.
Durante a Idade Média, a cartografia viveu uma fase de estagnação e somente no século XV, com o advento das Grandes Navegações, surgem novos mapas utilizados para representar as rotas navegadas e as terras descobertas. Neste mesmo século surge o primeiro mapa-mundi, utilizando a projeção cilíndrica de Mercator.
Na Era Moderna, a cartografia teve um grande avanço, motivado pela Revolução Industrial, que aportou mais recursos tecnológicos nos estudos para a confecção de mapas.
Atualmente, os recursos tecnológicos disponibilizados pela cartografia, como: fotografias aéreas, sistemas de posicionamento por satélite, imagens orbitais, além de programas de computador específicos, facilitaram a rápida disponibilização das informações coletadas, além de atualizações mais eficientes.
Para representar a Terra, em um mapa plano só foi possível devido às técnicas de projeção utilizadas pelos cartógrafos. Os três principais tipos de projeção são: a cilíndrica, que consiste na projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro que envolve o globo; a cônica, que é a projeção do globo terrestre sobre um cone; e a azimutal, plana ou