Cartografia Básica
Camila Ferreira da Silva
Exercícios
Cartografia Básica
Recife
2012
Existem dois tipos de informações que podem ser obtidas a partir de um mapa digital: informação espacial (geográfica ou de localização), que descreve a localização e o formato do objeto geográfico, bem como sua relação espacial com outros objetos, e informação descritiva sobre os objetos. Quanto à estrutura dos dados, podem ser estruturados de diversas formas, porém, duas abordagens são amplamente utilizadas na estruturação dos componentes espaciais associados às informações geográficas: a estrutura matricial e a estrutura vetorial. As operações dos SIG, para serem eficientemente executadas, requerem que as camadas estejam representadas em um determinado modelo. Em geral, estes sistemas suportam os dois modelos.
MODELO VETORIAL Na estrutura vetorial, a localização e a feição geométrica do elemento são armazenadas e representadas por vértices definidos por um par de coordenadas. Dependendo da sua forma e da escala cartográfica, os elementos podem ser expressos pelas seguintes feições geométricas:
Pontos – representados por um vértice, ou seja, por apenas um par de coordenadas, definindo a localização de objetos que não apresentam área nem comprimento. Exemplos: hospital representado em uma escala intermediária ou cidade em uma escala pequena, epicentro de um terremoto. Linhas poligonais ou arcos – representados por, no mínimo dois vértices conectados, gerando polígonos abertos que expressam elementos que possuem comprimento ou extensão linear. Exemplos: estradas, rios. Polígonos - representados por, no mínimo três vértices conectados, sendo que o primeiro vértice possui coordenadas idênticas ao do último, gerando, assim, polígonos fechados que definem elementos geográficos com área e perímetro. Exemplos: limites político-administrativos (municípios, estados), classes de mapas temáticos (uso e