Cartografando os diferentes usos e ocupações do solo de são joão do piauí / pi
640 palavras
3 páginas
Cartografando os diferentes usos e ocupações do solo de São João do Piauí / PISÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI, JULHO/2012
1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1. TITULO:
Pesquisa de campo: Cartografando os diferentes usos e ocupações do solo de São João do Piauí - PI
1.2. INSTITUIÇÃO:
Universidade Estadual do Piauí – Campus: São João do Piauí - PI
1.3. PROGRAMA:
Plano Nacional de Formação Básica de Professores - PARFOR
1.4. PÚBLICO ALVO:
40 alunos de Geografia do campus São João do Piauí - PI
1.5. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 12 de Julho de 2012
1.6. PROFESSOR: Clayton Ferreira das Neves
1.7. DISCIPLINA: Cartografia
2- JUSTIFICATIVA:
A Geografia é uma ciência empírica. Nesse sentido, é fundamental o contato direto com a realidade concreta, possível a partir de visitas e coleta de dados, em diferentes espaços, desde o entorno da escola até espaços de maior escala. Desse modo, a pesquisa de campo, como experiência vivida, é capaz de aguçar os sentidos e despertar no aluno a vontade de estudar mais, para conhecer de forma mais intensa aquelas realidades com as quais teve contato.
A compreensão de determinados processos e fenômenos também se faz possível com o recurso do trabalho de campo, rompendo com as limitações existentes no espaço arquitetônico da escola. Segundo Lacoste, 1985, o trabalho de campo para não ser somente empirismo, deve articular-se a formação teórica que é, ela também, indispensável. Saber pensar o espaço, não é colocar somente os problemas no quadro local; é também articulá-los eficazmente aos fenômenos que se desenvolvem sobre extensões muito mais amplas.
Para Kayser,(1985) a pesquisa de campo é um meio e não um objetivo em si mesma. É a pesquisa indispensável a análise da situação social, trata-se, repetindo, situação social e não situação espacial. O espaço não pode ser estudado pelo geógrafo como uma categoria independente, de vez que ele é nada mais que um dos elementos do sistema social.