Cartilha Gestantes Mariane
CURSO DE GESTANTES
ABRIL DE 2014
O que muda durante a gestação no corpo e comportamentos da mulher?
Muitas mudanças acontecem durante o período gestacional e algumas delas estão diretamente a associadas a nossa saúde bucal, como por exemplo:
Mudanças nos hábitos alimentares (refeições mais freqüentes);
Alterações hormonais significativas;
Aumento da acidez bucal;
Diminuição dos cuidados com a higiene bucal;
Possíveis enjôos e vômitos;
Maior dilatação dos vasos sanguíneos das gengivas em conseqüência das alterações hormonais (maior propensão a gengivite)
Quais são as conseqüências destas mudanças?
1. Gengivites: inflamação gengival conseqüente de higiene deficiente. Nota-se que as gengivas ficam mais volumosas (edemaciadas), com coloração mais avermelhada, e sangram na escovação. Pode ocorrer a GENGIVITE GRAVÍDICA que é uma inflamação modificada pelas alterações hormonais, mas que só ocorre associada com a higiene deficiente.
2. Periodontite: é conseqüência do avanço da gengivite. É quando ocorre perda das estruturas como gengivas e perda óssea. Esta perda está associada ao parto prematuro e bebês de baixo peso e ainda pode ser agravada pelas alterações hormonais e higiene inadequada. Portanto, esta condição deve ser controlada e acompanhada pelo cirurgião dentista.
3. Granuloma Piogênico: Tumor que se desenvolve na gengiva entre um dente e outro e que normalmente é benigno e regride espontaneamente com o controle de higiene e limpeza do dentista.
4. Cáries: Podem ser facilitadas pela maior acidez bucal, frequentes vômitos, maior número de refeições, alto consumo de doces e carboidratos. Porém todos estes fatores podem ser neutralizados com acompanhamento e orientações sobre higiene!
A gravidez por si só não é responsável pelo aparecimento de cáries e nem pela perda de minerais dos dentes da mãe, mas o aumento da atividade de cárie está relacionado com a alteração da dieta e com a presença da placa bacteriana,