Texto Pol Meros Vers Teis
Pesquisadora do IPT fala sobre a qualidade e a aplicação dos plásticos na construção civil
Polímeros versáteis
Rígido ou flexível, matéria-prima de forros, pisos, divisórias, componentes elétricos e hidráulicos e de uma infinidade de outros itens, o plástico assume diversas funções na construção civil. Ainda que o material tenha um vasto campo de aplicações, rumores quanto ao desempenho duvidoso de alguns produtos podem rondar o mercado, devido à facilidade geralmente encontrada para fabricá-los. É o caso, por exemplo, de diversos tubos e conexões encontrados em todo o país. "O uso de matérias-primas de baixa qualidade na fabricação e a instalação incorreta são as maiores causas de defeitos dos produtos plásticos", diz Evelyne Vaidergorin, chefe do Agrupamento de Produtos Orgânicos do IPT
Pode-se dizer que o uso de plásticos na construção civil tem aumentado nos últimos anos?
Apesar de não possuir aplicação nobre na construção, o plástico é bastante utilizado. Cerca de 70% do PVC produzido é para ser usado na construção civil, principalmente no Brasil. Estima-se que haja maior aplicabilidade na área de saneamento, visto que os tubos são mais leves e fáceis de transportar. Mas há ainda um campo de crescimento muito grande, que dependerá da melhoria da qualidade dos produtos. Alguns setores não são regidos por normalização. Devido a essa falta de confiança, em muitos projetos mantém-se a especificação de materiais tradicionais.
Quais os plásticos mais utilizados no setor da construção?
O plástico mais usado ainda é o PVC (policloreto de vinila), empregado na fabricação de itens de instalações elétricas, hidráulicas, esquadrias, perfis, forros e pisos. Depois do PVC, ganha mercado o polietileno reticulado e, em menor escala, o polipropileno. O policarbonato também é bastante aplicado em coberturas, e o acrílico um pouco menos.
Esses materiais possuem boa durabilidade?
O tempo de vida útil depende do processo de fabricação e instalação