Carteiras de negocios
Ano Lectivo 2010/2011
Os Modelos de Gestão das Carteiras de Negócios
Modelo GE/McKinsey
Modelo BCG
Gestão de Empresas 2ºAno PL Disciplina: Gestão Estratégica Docente: João Maurício Discente: Andreia Correia nº090129017 Marta Santos nº090117078 Vânia Freitas nº090129010
Índice
Introdução
Neste trabalho vamos abordar os modelos de planeamento de carteiras de negócios que são importantes auxiliares quando uma empresa actua num conjunto alargado de indústrias, pois permitem o enquadramento da estratégia corporativa com as estratégias de negócios de cada unidade.
Planeamento de Carteiras de Negócios
Os modelos de planeamento de carteiras de negócios são instrumentos gráficos, que nos dão importantes indicações, para a tomada de decisões em quatro áreas distintas: - A formulação da estratégia corporativa e dos negócios: define a posição relativa de cada actividade. - Estabelecimento de objectivos de performance gerais para cada negócio: utilizam critérios uniformes de avaliação, permite a comparação de performance entre cada actividade, permitindo assim o estabelecimento de objectivos gerais para cada uma. - Balanceamento de carteiras de negócios: fornece indicação sobre o equilíbrio da carteira de negócios principalmente a três níveis, fluxos financeiros, crescimento e risco. - Alocação de recursos: sabendo a posição relativa e os objectivos gerais de performance de cada negócio é possível á empresa uma melhor determinação sobre quais as áreas prioritárias de investimento, bem como os sectores onde não é necessário aplicar novos recursos.
Modelo General Electric / McKinsey
O Modelo ou Matriz da General Electric/McKinsey, relaciona as condições da envolvente externa (atractividade da indústria) e as competências da empresa (força competitiva da empresa).
O modelo recorre ao relacionamento entre a atractividade da indústria e a posição competitiva da empresa. Consoante a força