Cartas De Pedro Ii A Princesa Imperial
À Regente D. Isabel
D. Pedro II em sua última viagem à Europa (1889). [Museu Histórico Nacional, RJ] sumário geral
próxima
anterior
sair
D. PEDRO II
À Regente D. Isabel
sumário geral
próxima
anterior
sair
D. Pedro II
Nascido em 1825, Pedro II assumiu o trono em 1840, com menos de 15 anos, no que se chamou "o golpe da maioridade", movimento liderado pelos liberais.
A proclamação da República, em 1889, o retirou do governo. Partindo para a
Europa, ali faleceu em 1891.
Por três vezes, durante seu reinado, Pedro II se afastou do país. Na primeira, de maio de 1871 a março de 1872, visitou a Europa, o Egito e a Palestina.
Na segunda, de março de 1876 a setembro de 1877, esteve nos Estados Unidos da América do Norte -- onde fez parte do júri da Exposição da Independência, na Filadélfia -- no Canadá e na Europa.
Na terceira, por motivo de saúde, esteve na França, Alemanha e Itália.
Foi em razão de sua segunda viagem que dirigiu conselhos à filha Isabel, que sempre o substituiu como regente durante suas duas primeiras viagens.
sumário geral
próxima
anterior
sair
.............................
SUMÁRIO
Carta Primeira pág. 813
Carta Segunda pág. 817
sumário geral
próxima
anterior
sair
Carta Primeira
M
eu grande empenho é a liberdade das eleições. Para isso tenho sempre lembrado a boa escolha de presidentes. Foram até consultados Conselheiros de Estado, que não quiseram aceitar esse encargo.
Creio que o Ministério quer a leal execução da nova lei de eleições mas é indispensável que as autoridades não contradigam esse desejo por seu procedimento mais ou menos desleal. Toda a vigilância e diligência do governo é pouca.
Não sei qual será o resultado das eleições; mas, se ele permitir que o poder volte aos liberais, estimá-lo-ei.
O que eu almejo é que os Ministérios se sucedam pela opinião da maioria da Câmara. Embora a da que vai ser eleita não seja liberal, se a oposição for tal que embarace a marcha de um Ministério conservador, eu chamaria