cartas controlo flora mezofila
837 palavras
4 páginas
Técnicas Avançadas de Gestão da Qualidade2013-2014
Controlo Estatístico de Processos
Contagem da Flora Mesófila na Produção de Azeitonas de Conserva
Trabalho realizado por:
Bruno Gonçalves nº59453
Rúben Marques nº59856
Sérgio Vieira nº59990
Introdução
No âmbito da disciplina de técnicas avançadas da gestão da qualidade foi proposto a realização de um trabalho que consista na aplicação dos conceitos de Controlo Estatístico de Processos a um contexto próximo do real.
Assim, mantendo o nosso método de trabalho anterior, após uma extensa pesquisa na internet, optamos por utilizar os dados de um enunciado de uma sebenta de Eduardo Esteves – Universidade do Algarve que nos permitissem aplicar as técnicas estudadas de forma mais exacta.
Após a análise das especificações das Cartas de Shewhart e de todos os enunciados disponíveis na sebenta, seleccionamos o problema “Contagem da Flora Mesófila na Produção de Azeitonas de Conserva”. Tendo em conta os dados do problema, verificamos que a melhor hipótese seria utilizar a carta de médias e amplitudes (N=5, ou seja menor ou igual a 7) para proceder à análise dos dados como iremos explicitar ao longo deste relatório.
Caracterização do Problema
Numa linha de produção de azeitonas de conserva, pretende-se instalar o controlo microbiológico.
Para o efeito, foram retiradas de 20 em 20 minutos, 16 amostras de tamanho n=5. A contagem da flora mesófila total foi feita em placas de agar, tendo-se encontrado o número de colónias (×102) indicado na tabela seguinte:
Normalidade dos Dados
Para verificar se os dados adquiridos seguem uma distribuição normal recorremos a uma ferramenta disponível no software Arena (RockWell Software) denominada “Input Analyzer”. Sendo assim utilizamos o teste de hipóteses:
H0: Os dados seguem uma distribuição normal;
H1: Os dados não seguem uma distribuição normal;
Introduzimos os dados na ferramenta, averiguando que o teste K-S