Carta para Leonardo Da Vinci
Estimado Leonardo da Vinci,
Independente da época em que vivo, sou um grande admirador da Renascença e do seu trabalho. Habitar e desenvolver trabalhos de uma excelência tão incrível em um período que pode ser considerado arcaico, se posto em relação ao meu, é algo fantástico. O seu talento divino ultrapassou as barreiras da história.
O tempo em que viveu tornou-se marcante por uma serie de fatores. A Escola de Arte Renascentista deflagra-se na passagem da Idade Média para a Moderna. O antropocentrismo sobrepõe-se ao teocentrismo, sendo assim, o homem passava a ser o centro de tudo, nas artes, nas ciências. A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. As qualidades mais prezadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico. Além de tudo isso os senhores, artistas da época, apreciavam a cultura greco-romana, porque pensavam que os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais.
Mas surpreendente como o senhor é, atravessou todos os obstáculos possíveis para consumar sua arte. Sua própria historia conheces mais do que eu. Nascido no dia 15 de abril de 1452, muito provavelmente na cidade de Anchiano, próxima a Vinci, na Itália, passou sua infância no meio rural, o que explica seu apego à natureza. Cresceu e tornou-se pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico. Considero muitas profissões para um homem ser, mas sendo o ser notável que fostes não me surpreendo.
Deveria saber que no tempo em que vivo a pintura mais conhecida e admirada é sua, a Mona Lisa del Giocondo. Mas infelizmente apesar de todos os estudos que já foram feitos a cerca dela, ninguém conseguiu descobrir ainda que ela seja ou talvez até mesmo quem ele seja. E sobre as letras escondidas em seus olhos "B" e "S", além