carta etica do futebol
Confira a Carta Ética do Futebol na França
Documento indica valores humanos para os jogadores
Jogadores franceses têm obrigação de seguir boa conduta (Crédito: EFE)
LANCEPRESS!
A Federação Francesa de Futebol (FFF) obrigou os jogadores convocados a assinarem documento em que se comprometem a ter boas maneiras. Os atletas deverão ter mais educação com imprensa, torcedores e patrocinadores. O documento em questão chama-se Carta Ética do Futebol, que trata de passar valores do esporte para os atletas.
Confira a introdução da Carta Ética do Futebol:
"O Futebol, porque é o esporte mais praticado na França, deve oferecer, especialmente para a juventude, um exemplo de imagem esportiva, como uma festa de humanidade e fraternidade.
"Fair Play" é também o respeito dos valores humanos que devem prevalecer em qualquer caso, sobre questões de concorrência, incluindo as questões econômicas".
Estes valores humanos citados pela carta são:
Esforço:
"O esporte é fundamentalmente um compromisso pessoal e uma vontade de superação, em busca da excelência. Disciplina física é a sua exigência".
Fidelidade:
"O Futebol é um jogo definido por regras, sem as quais não pode haver uma verdadeira concorrência. Respeito absoluto do Estado é a exigência de igualdade de oportunidade para os concorrentes".
Respeito:
"O esporte é o respeito pelos outros, como é o respeito por si mesmo. O jogador que ataca um adversário ataca a própria realidade. Esporte não é guerra e o adversário não é inimigo".
Festa:
"O esporte também é uma celebração coletiva. A alegria de estar junto, o sentimento pertence a uma comunidade. A divisão de emoção é uma fonte de verdade".
Fraternidade:
"O esporte une os homens no trabalho, independentemente de suas origens, sua integração social, opiniões ou crenças. É uma escola de tolerância, solidariedade e fator de aproximação humana".
Solidariedade:
"Espírito de equipe é um componente essencial na prática do esporte. O