Carro a jato de ar
Propulsão a jato é o nome dado à força expelida por um motor através de um jato intenso de algum fluido COLOCAR NOTA DE RODAPÉ - Os principais fluídos usados para esse fim são: Água, vapor, gás, ar e até mesmo o fogo., gerando impulso. Essa reação foi um dos avanços possibilitados pela aplicação da Terceira Lei de Newton.
A Terceira Lei de Newton ou Princípio de Ação e Reação diz que toda força é resultado da interação física de dois corpos distintos, ou mesmo partes distintas de um mesmo corpo. Ou seja, quando um corpo A aplica uma força sobre um corpo B, recebe deste uma força de mesma intensidade e mesma direção, porém de sentido contrário.
O primeiro motor a jato surgiu em Alexandria. Tratava-se de um invento rudimentar chamado eolípila (Figura xx), que consistia em um esfera oca, cheia de água, com 2 tubos curvados, que quando aquecida girava em torno do próprio eixo, aproveitando a propulsão causada pelo vapor. Esse projeto foi criado pelo engenheiro Heron de Alexandria no primeiro século d.C. Porém, nessa época, as vantagens não foram reconhecidas e a invenção foi considerada apenas uma curiosidade. Figura xx - Eolípila
A propulsão a jato foi reconhecida de fato, no século XI, quando os chineses inventaram os foguetes, para atingirem altas velocidades em curtos espaços de tempo. Esses foram criados apenas para simples fins, como fogos de artifício, e posteriormente para propelir armamentos de grande efeito moral.
No século XX, persistia o problema dos motores de foguetes serem ineficientes na aviação. Foi criado então, em 1930, o motor a combustão interna em diversas formas (rotativos, radiais, ar-refrigerados e refrigerados a água em linha), e eram os mais eficientes no desenvolvimento de aviões naquela epoca, por conta de suas baixas necessidades de performance.
Se a performance do motor e do aviao aumentassem, haveria a necessidade de melhorar radicalmente o desenho do motor a pistão ou um tipo completamente novo de