carol trablho
O que monitoriza? Consiste em avaliar e controlar continuamente a atividade elétrica (ritmo e frequência) do coração, através de um equipamento, sendo possível também a detecção de arritmias e pressão arterial.
Qual indicação?
Em pacientes que apresentam instabilidade hemodinâmica, em pacientes submetidos a cardioversão e principalmente aqueles que sofreram reversão pós parada cardíaca.
Parâmetros:
Como se instala:
São necessários apenas três eletrodos, onde dois deles servem para captar a atividade elétrica cárdica e o terceiro é o eletrodo “terra”, o qual retira do circuito as correntes elétricas provenientes de outras fontes que não o coração, o posicionamento dos eletrodos na parede torácica anterior ou lateral deve ser em locais que permitam a obtenção mais nítida possível do padrão eletrocardiográfico, possibilitando assim a rápida identificação das arritmias.
Cuidados de Enfermagem:
Promover orientações sobre o aparelho e alarmes para paciente e família, com o objetivo de proporcionar mais conforto e diminuir a ansiedade; Informar ao paciente da possibilidade de movimentação do leito; Manter o paciente confortável; Explicar sobre a importância do relato de qualquer tipo de dor ou desconforto; Verificar o número de conectores; Ajustar parâmetros de acordo com o estado do paciente; Tricotomia se necessário; Limpeza e monitorização da pele.
Referencias:
SMELTZER, S.C; Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. slideshare.net/resenfe2013/monitorizao-a-beira-do-leit0 Amerincan Heart Association
OXIMETRIA
O que monitoriza:
A oximetria é um exame não invasivo que serve para medir a quantidade de oxigênio no sangue. Este exame é usado com frequência nos hospitais para monitorar os sinais vitais do paciente internado.
Qual a indicação:
A oximetria pode ser usada durante ou após uma crise de asma, bronquite ou mesmo durante a recuperação de uma anestesia ou internamento