carnaval
No Mato Grosso do Sul, a cidade de Corumbá realiza o principal carnaval da região pantaneira com o Bloco Sandália do Frei Mariano. Diz a lenda que ele foi acusado denão pagar o relógio da igreja e para se vingar depois de ser expulso da cidade, rogou uma praga onde a prosperidade só retornaria após suas sandálias serem desenterradas.
“Fora com o chulédo Padre
Fora com o azar!
Hoje eu quero é foliar!/
Hoje eu quero rosetar!” ( trecho do hino Sandálias de Frei Mariano)
Em Brasília existem dois blocos tradicionais, o Bloco doPacotão, que surgiu em 1978, época da ditadura militar, como forma de extravasar a falta de liberdade. Nasceu em um clube e levou em seu primeiro dia 150 pessoas para as ruas. Hoje o Pacotão discute nãosó a política, mas todos os temas de maior repercussão.
"O Pacotão foi colocado na rua por muita gente, desde o primeiro dia, mas nasceu ali no clube. O objetivo era colocar um bloco de sujosna rua que fosse uma contestação ao regime militar". David Renault, então diretor da Faculdade de Comunicação da UnB.
O Bloco Galinho da Madrugada (ou de Brasília), fundado em 1992 porRomildo Carvalho, motivado pela saudade do carnaval de Olinda e Recife e para divulgar a cultura nordestina na região. Existe em Recife o Galo da Madrugada que é o maior bloco de rua do mundo e tem comoúnico afilhado o Galinho de Brasília. Há mais de 20 anos coloca nas ruas principalmente o frevo.
"Afinal de contas, para que o frevo seja executado, nãonão basta apenas que os músicos saibam lerpartitura. É preciso qur eles tenham nascido com o frevo no sangue...." Maestro Paulo, comandante da Orquestra do Galinho da Madrugada.
“Tem frevo na rua,
No eixo, no trevo e