carnaval
Objetivo(s)
• Ler e escrever textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito;
• Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita;
• Para alunos alfabéticos, refletir sobre algumas convenções ortográficas
Conteúdo(s)
• Leitura pelo aluno
• Escrita pelo aluno
Ano(s)
1º
2º
Tempo estimado
1 mês
Material necessário
• Áudio de marchinhas de carnaval diversas, como (disponíveis aqui):
A jardineira
Alalaô
Aurora
Cidade Maravilhosa
Cabeleira do Zezé
Cachaça não é água
Me dá um Dinheiro aí!
Ó abre alas
• Cópias das letras das músicas que serão trabalhadas
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Os textos que os alunos sabem de memória são materiais riquíssimos para se trabalhar na alfabetização inicial. Eles devem ser utilizados em situações didáticas em que os estudantes são desafiados a ler e a escrever por si próprios. Como já sabem o texto de cor, não precisam se preocupar com o conteúdo. Assim, podem focar sua reflexão apenas no como ler, ajustando o que fala com o que está escrito, e no como escrever, pensando em quais letras usar e em qual ordem.
Na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino regular, as parlendas e as cantigas de roda são amplamente utilizadas nessas atividades. Já na Educação de Jovens e Adultos, é preciso tomar sempre o cuidado de não infantilizar o trabalho. Nesse sentido, as músicas populares e os poemas são alternativas para trabalhar a leitura e a escrita de textos que se sabe de memória com o público mais velho. Nesta sequência didática, serão focadas algumas possibilidades didáticas com as marchinhas de carnaval.
Pergunte aos alunos que marchinhas de carnaval eles conhecem e peça para que cantem. Selecione algumas letras para escrever em cartazes e organize momentos para cantar cada uma delas. Antes de passar para as demais etapas, tenha certeza de que os alunos memorizaram as músicas escolhidas.