Carnaval - data não fixa
Uma indagação bastante comum é se o carnaval determina a data da Páscoa ou, ao contrário, é a festa que celebra a nova aliança de Deus com os homens , a festa maior da cristandade, que fixa a data da festa pagã.
Importante salientar que a Páscoa cristã, que é aquela que celebramos, não é a mesma referida na Bíblia. A festa da Páscoa que consta nas Escrituras era uma festa nacional dos judeus quando recordavam a história de sua libertação no Egito e a aliança firmada com Deus no Monte Sinai(Ex 11,4s e 12,6) . Comiam um cordeiro escolhido entre os melhores do rebanho, ervas e pão ázimo (o que se chama no Brasil de “pão árabe”). A celebração era realizada à noite. Até hoje a páscoa judaica (Pessach) é celebrada 163 dias antes do início do ano judaico. A data não coincide coma da páscoa cristã. Jesus Cristo celebrou a páscoa judaica. Foi nesse período que instituiu a Eucaristia.
A data da páscoa cristã foi fixada pelo Concílio de Nicéia (325 d.C.) convocado pelo imperador Contantino. O Concílio decidiu que a páscoa cristã deveria ser comemorada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera no hemisfério Norte.
Mas o que seria equinócio da primavera? Ele ocorre em setembro no hemisfério sul e em março no hemisfério norte e se caracteriza pelo número de horas de sol exatamente igual ao número de horas de escuridão durante o dia. No hemisfério sul, a Páscoa ocorre no equinócio de outono, estação inversa à da primavera no Norte do planeta.
Fica então a pergunta: se a Igreja fixou a data do Carnaval, ele seria uma festa católica? Não. É que o carnaval já existia então e era chamado de februalia, uma festa pagã realizada em fevereiro. Como a Igreja estabelecera no Sínodo de Benevento(1091), que os cristãos deveriam jejuar de carne durante os 40 dias antes da Páscoa, a exemplo de Jesus, que jejuou por 40 dias no deserto. Foi então instituida a Quaresma, que terminaria na páscoa e iniciaria na