Carlos Ribeiro Justiniano Chagas
De Origem Portuguesa, Órfão de pai aos quatro anos, Chagas passou a infância nessa e em outra fazenda da família, em Juiz de Fora, onde sua mãe administrava o cultivo do café.
a convivência com os tios maternos fez com que o menino manifestasse, desde cedo, vontade de avançar nos estudos, com particular interesse pela medicina.
Em 1897, matriculou-se na Faculdade de Medicina, no Rio de Janeiro. Realizar sua tese de doutoramento, procurou o Instituto de Manguinhos e escolheu como tema a malária. Foi nesse momento que teve contato pela primeira vez com Oswaldo Cruz.
Ao se formar, em 1903, foi convidado por Oswaldo Cruz a integrar a equipe de pesquisadores de Manguinhos, mas preferiu dedicar-se à clínica. Em 1904, foi nomeado médico da Diretoria Geral de Saúde Pública, passando a trabalhar no hospital de isolamento de Jurujuba, Niterói.
instalou seu consultório particular no centro do Rio de Janeiro. casou-se com Íris Lobo, filha do senador mineiro Fernando Lobo Leite Pereira. Dessa união nasceram Evandro Chagas e Carlos Chagas Filho. Ambos se tornaram também importantes cientistas.
1905 e 1908, coordenou a profilaxia da malária em distintas regiões do país
Em outubro de 1910, recebeu como membro titular em situação excepcional,
Nessa solenidade, foi inaugurada a luz elétrica, como uma forma especial de homenagear aquele importante feito da ciência brasileira.
Em 1911, a doença foi tema na Exposição de Higiene e Demografia realizada em Dresden, Alemanha. Em 1912, ganhou o prêmio Schaudinn, Chagas foi indicado ao prêmio Nobel de Medicina por duas vezes, em 1913 e 1921.
outubro de 1912 e março de 1913, percorreu os rios Solimões, Purus e Negro e seus principais afluentes, acompanhado de Pacheco Leão
Quando voltou da expedição, denunciou o abandono médico e